terça-feira, 15 de março de 2011

ESCOLA ESTADUAL MONSENHOR PAIVA




HISTÓRIA DA ESCOLA
ESTADUAL MONSENHOR
PAIVA

I

Eu como filho dessa terra
a Deus todos os dias peço
felicidades para nós todos
Graça, amor e progresso
como poeta apresento
minha Escola em prosa e versos

II

Sou filho desta terra
que não conhece de nada
não sabe por que motivo
chamam Monsenhor Paiva
eu declaro tudo em verso
por que ela foi fundada

III

Antônio Xavier de Paiva
Padre de Fé e guerra
sendo ele de São José
Sua convicção era certa
estudou pra ser padre
Vera Cruz foi sua Terra

IV

Por isso a homenagem
A nossa instituição querida
Escola Monsenhor Paiva
Semeando o aprender da vida
Padre que nasceu aqui
Uma homenagem adquirida

V
Em meados anos sessenta
Quero agora vos narrar
Que numa casa de família
Ela começou a funcionar
Trazendo pro município
Uma educação secular

VI

E nesta bela jornada
O município ia crescendo
De longe eu anotava
E tudo aquilo percebendo
Vendo a necessidade
De uma escola logo nascendo
VII

Foi quando de repente
Aluízio Alves decretou
Que construísse uma escola
E a fizesse com amor
Para que no futuro próximo
Saísse daqui muito doutor

VIII

Aos pouco foi se erguendo
Nosso futuro escolar
Do alicerce a cobertura
Começou se concretizar
Nascia naquele momento
A escola estaduá

VIV

E daí por diante
Só tem sido maravilha
Do aluno ao professor
Só se vive em Harmonia
Enxergando o futuro
De quem passou aqui um dia

X

De geração a geração
Podemos contemplar
Professores que foram alunos
Hoje podem comprovar
O crescimento educacional
Vivenciado neste lugar

XI

Dentro desta retrospectiva
Entre avó, pai e filho
Temos que nos orgulhar
E deixar tudo esclarecido
Para nossa futura geração
Educar hoje é preciso


XI

Já se passaram meio século
De história e tradição
De luta e perseverança
Dentro da educação
Construindo cidadania
Pra nossa população

XII

Hoje a nossa escola
é muito bem conceituada
quando se fala em educação
ela também é preparada
e pra muitas das pessoas
ela ficou bem marcada

XIII

Temos sala de informática
E biblioteca também
Salas bem confortáveis
Merenda boa também tem
E o melhor de tudo isso
O grupo docente e nota cem

XIV

Está tudo anotado
o que a história representa
a origem da Escola
em meados anos Sessenta
também sua fundação
o poeta nada aumenta

 
XV

Essa origem do passado
eu trago em minha memória
da minha Escola querida
eu escrevo essa história
quem antes não conhecia
lendo me darão vitória

Autor: Gilson Matias








Nenhum comentário:

Postar um comentário